SALVADOR @ 1ª EPISODIO DA NOVA SERIE: O que fazer, ver e onde ir na bela capital baiana - Tv Observador

Cidades

terça-feira, 15 de maio de 2018

SALVADOR @ 1ª EPISODIO DA NOVA SERIE: O que fazer, ver e onde ir na bela capital baiana




O elevador Lacerda foi o 1° elevador urbano do mundo. Inaugurado em 1873 tem como função ligar cidade alta e cidade baixa. Hoje além de importante meio de transporte da cidade constitui-se como um dos pontos turísticos da cidade. Do alto das suas torres baianos e turistas desfrutam de uma maravilhosa vista da Bahia de Todos os Santo tem esse nome em homenagem ao seu idealizador o baiano Antonio Lacerda Praça Tomé De Souza é Porta de entrada para o Pelourinho. 

Lá encontram-se construções que fazem parte da história de Salvador como a 1° casa de Câmara e Cadeia do Brasil, o Palácio Rio Branco ( que já foi sede de governo) e a atual prefeitura. Em ponto central da Praça encontra-se a estátua de Tomé de Souza, fidalgo português que foi o 1 governador geral do Brasil. 

PELOURINHO carinhosamente conhecido como Pelô está na área conhecida como Centro-histórico de Salvador. Sendo um do bairros mais antigos da cidade abriga importantes prédios que fazem parte da história da Bahia. Possuidor de um conjunto arquitetônico colonial, barroco brasileiro tombado como patrimônio da humanidade pela ONU. 

É uma área de efervescência cultural onde igrejas católicas e manifestações de matrizes religiosas africanas convivem no mesmo espaço sendo contado ao longo dos anos em verso e prosa evidenciando as características únicas do lugar Cruz caída. 

Monumento de Mário Cravo marca p lugar onde anteriormente existia a Sé velha que foi derrubada para a passagem do bonde.. Ainda hoje é uma área de preservação devido às ossadas e artefatos arqueológicos encontrados no local. Antes da popularização dos cemitérios era comum ser enterrado na igreja e em seu entorno. Havia a crença de que quanto maia perto se estivesse do altar mais perto estivesse junto ao céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário